-
Sara Ferreira posted in the group Micro MBA 5 years, 3 months ago
Uma boa gestão empresarial é primordial para que um negócio se mantenha competitivo. Esta é um importante instrumento para a melhoria constante de processos da empresa, para a criação de um ambiente de trabalho saudável e para a conquista de uma performance satisfatória.
Gestão empresarial é um conjunto de estratégias focadas no crescimento do negócio e na conquista de melhores processos e resultados.
Essas estratégias envolvem, principalmente, três grandes recursos da empresa: pessoas, estrutura e finanças.
A gestão empresarial segue a lógica da melhoria constante: é preciso avaliar os índices do negócio para criar estratégias capazes de melhorá-los.
Assim, todas as ações relacionadas à estratégia da empresa entram na gestão, incluindo delegação de tarefas aos funcionários, a estruturação dos processos, o plano de vendas e a satisfação do cliente.
Quando se trata de negócios de pequeno porte a gestão empresarial “deixa de lado” os interesses em direção, administração e acionistas, já que raramente uma empresa de pequeno porte terá capital aberto e ações, seja entre sócios diretos ou disponíveis no mercado financeiro (Bolsa de Valores).
Neste caso, o foco da gestão empresarial versará sobre as atividades administrativas, operacionais e financeiras do negócio.
Pode ser vista quase que análoga a administração empresarial, contudo, voltada mais a parte de estruturação do negócio ao invés da mera “gestão” em si após de pronto.