-
Sandra Marques posted in the group Micro ECA 4 years, 4 months ago
Para refletir sobre o Módulo “Liderança e Gestão de Equipas de alta Performace”, trago-vos a Metáfora dos Gansos que nos permite identificar 4 lições de Liderança e Trabalho em Equipa:
Os cientistas descobriram sobre por que os gansos voam na típica formação em “V”:Quando os gansos selvagens voam em formação “V”, eles o fazem a uma velocidade 70% maior do que se estivessem voando sozinhos. É que à medida que cada pássaro bate suas asas, é criada uma “sustentação’’ para o pássaro que o segue.
Lição 1: As pessoas que dividem uma direção em comum e têm senso de comunidade chegam mais rápido e mais facilmente a seu destino, porque estão viajando baseadas na confiança.
Quando o ganso que está no ápice do “V” fica cansado, ele passa para trás da formação e outro ganso voa para a posição de liderança.
Lição 2: A força, o poder e a segurança também aumentam quando se viaja na mesma direção que outros, com os quais dividimos um objetivo em comum.
Durante o vôo, os gansos da retaguarda grasnam para encorajar aqueles que vão a frente a manterem suas velocidades.
Lição 3: Quem exercita a liderança precisa ser encorajado com elogios e apoio.
Os gansos acompanham os fracos. Quando um deles fica doente ou ferido ou é abatido, no mínimo outro ganso sai da formação e segue-o na descida, para ajudá-lo e protegê-lo. Ele permanece na sua companhia até que ele possa voar novamente ou morra. Então ele vai à busca de outra formação ou se integra ao próprio grupo.Lição 4: Devemos apoiar quem trabalha conosco em seus momentos de necessidades
O senso de comunidade e a base na confiança são algo complexos. Muitas vezes dentro de um grupo de trabalho (por exemplo) ao confiar em demasia na competência e na palavra de certos elementos podemos correr o risco de ser prejudicados.