-
A Aprendizagem Diferente das Crianças
Com a aprovação da Lei de Bases do Sistema Educativo Português, em 1986, um dos principais objetivos estabelecidos foi a garantia de uma educação com qualidade, capaz de se ajustar aos “tempos de imprevisibilidade e de mudanças” (Martins et al., 2017: 7). A par disto, o documento sobre o Perfil dos Al…Read More
-
Cátia Teixeira joined the group Educação e Ensino 1 year, 2 months ago
-
Cátia Teixeira joined the group Educação e Ensino 1 year, 2 months ago
-
Inteligência Emocional
A inteligência não é fixa nem exata e tem várias vertentes. O uso das vertentes mais desenvolvidas vai permitir melhorar e fortalecer as outras mais latentes.
A inteligência Emocional pode e deve ser usada no processo de aprendizagem. -
Paula Gouveia joined the group Educação e Ensino 1 year, 3 months ago
-
Formação Profissional
A Formação Profissional é definida, genericamente, no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ) (Decreto-Lei nº 396/2007, de 31 de dezembro, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 14/2017, de 26 de janeiro), como a formação que visa dotar os indivíduos de competências (capacidades para mobilizar conhecimentos…Read More -
Mara Domingues joined the group Educação e Ensino 1 year, 10 months ago
-
Mara Domingues joined the group Educação e Ensino 1 year, 10 months ago
-
As deficiencias mentais podem se manisfestar de várias formas, sejam elas cognitivas
-
A deficiência mental é classificada como um conjunto de problemas que afeta o intelecto de um indivíduo, porém não altera as demais funções do cérebro como muitos acreditam. É caracterizada pelo déficit de inteligência, ou seja, quando o quociente de inteligência (QI) do indivíduo é inferior a 70, valor considerado limite.
-
-
Tânia Santos joined the group Educação e Ensino 2 years, 4 months ago
-
Tatiana Silva joined the group Educação e Ensino 2 years, 6 months ago
-
Necessidades Educativas Especiais
O termo Necessidades Educativas Especiais (NEE) está associado a pessoas com problemas sensoriais, físicos, intelectuais e emocionais e com dificuldades de aprendizagem derivadas de fatores orgânicos e/ou ambientais. Existem dois tipos de NEE:
Permanentes (exigem adaptações generalizadas do currículo escol…Read More
-
O QUE SÃO TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE?
Os transtornos de personalidade são um grupo de doenças psiquiátricas em que a pessoa tem um padrão de pensamento e comportamento bastante rígido e mal ajustado. Sem tratamento, que envolve psicoterapia e medicamentos, o problema costuma ter longa duração e causa sofrimento e dificuldade nos relacio…Read More
-
Diogo Pires joined the group Educação e Ensino 3 years, 5 months ago
-
Falar de diagnóstico de NEE não é simples: não se pode pecar por excesso colocando rótulos que acompanharão a criançao ao longo da vida, ou, pir outro lado, não se pode estar permanentemente à espera de que a criança evolua e atinja o nível dos outros sozinha, quando efetivamente não consegue. O diagnóstico exige uma equipa multidiscipl…Read More
-
A hiperatividade é um tema muito vasto e muito importante no que respeita a uma análise do comportamento, nomeadamente o infantil, sobretudo no contexto educativo.
Trata-se de um disturbio caracterizado pelo excesso de atividade, quer fisica quer mental, que causa sempre dificuldades à criança, nomeadamente ao nível das aprendizagens, pois está…Read More-
A hiperatividade tem feito “correr rios de tinta” pela complexidade que assume. A escola deve progressivamente arranjar estratégias de inclusão destes públicos, facilitando as suas aprendizagens e, por outro lado, não descorando os restantes alunos. Tal como o comentário anterior refere, a criança pode ter consciência da sua condição, situação…Read More
-
-
Ana Santos joined the group Educação e Ensino 3 years, 10 months ago
-
A escola é muito mais do que um espaço onde se pode aprender conteúdos teóricos sobre várias matérias e disciplinas. A escola é um espaço de socialização, que permite apreender conhecimentos práticos de como viver em sociedade.
A escola deve estar preparada para receber crianças com NEE, sendo que quando me refiro à escola, deve incluir prof…Read More-
Atualmente a legislação obriga a as escolas a terem todos os professores, mesmo sem serem do ensino especial, preparados para alunos de necessidades educativas espeiais, agora designadas de «alunos com medidas de apoio à aprendizagem e à inclusão», para além dos professores do ensino especial.
A flexibilização curricular e diferenci…Read More
-
-
Rita Camilo joined the group Educação e Ensino 3 years, 10 months ago
-
Tânia Nascimento joined the group Educação e Ensino 3 years, 10 months ago
- Load More Posts
Educação e Ensino
-
27
posts
-
16
members
Segundo o psicólogo Vygotsky, os jovens são sujeitos ativos e interativos, no sentido em que são os próprios que procuram o conhecimento através das relações com os outros e com o meio e por isso, as atividades cognitivas são caracterizadas por serem detentoras de uma natureza sócio histórica, isto é, há, de facto, uma influência da sociedade e…Read More